Logo Loading

Enter your keyword

COLETA DE URINA PARA CULTURA E ANTIBIOGRAMA

Preparo do paciente:

– O homem deve lavar as mãos e o pênis com água e sabonete, distendendo todo o prepúcio, enxaguar e secar com toalha seca e bem limpa.
– A mulher deve lavar as mãos, lavar a região genital e anal, com água e sabonete, da frente para trás, e secá-las sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando uma toalha seca e bem limpa.

Para a coleta proceder do seguinte modo:

1 – Utilizar frasco de coleta estéril, fornecido pelo Laboratório.

2 – Colocar-se em posição que favoreça a coleta da urina.

3 – Pela manhã, ao levantar-se o paciente deve desprezar (deixar cair no vaso sanitário) o 1o. jato de urina e colher o restante da micção no frasco estéril, fechando-o imediatamente e encaminhando o mesmo para o Laboratório. O médico pode dar instruções diferentes para esta coleta, devendo ser seguida prioritariamente.

4 – O frasco contendo a urina deve ser entregue no máximo em 30 minutos no Laboratório.

5 – No caso deste prazo não puder ser cumprido, refrigerar a urina, colocando o frasco na geladeira, ou transportando-o em frasco de isopor com pedras de gelo, ou gelo reciclável.

6 – Observação.: Ao colocar o frasco em caixa de isopor, tomar cuidado para que a água do gelo comum não entre no frasco através da tampa. É conveniente colocar o gelo em um saco plástico, para não molhar e contaminar o frasco contendo a urina.

Nota: Se o paciente estiver em uso de antibióticos, a coleta deverá preceder após 3 dias do término de medicamento ou conforme orientação médica.